top of page

 

Nossa história: Como tudo começou

 

     No ano de 1969, houve um servo de Deus que, tocado pelo Espírito Santo e tendo grande paixão pelas almas perdidas, resolveu iniciar a evangelização pessoal em uma região da Grande São Paulo. O Reverendo  Amilcar Ovídio Borba, iniciou assim, a grande obra que Deus colocou em suas mãos: “Desejoso de praticar evangelização pessoal numa escala maior, iniciei um período de orações pedindo a Deus a orientação necessária para alcançar êxito naquele objetivo. Logo a seguir, me coloquei diante do mapa da cidade de São Paulo e escolhi o canto superior esquerdo, extremo noroeste. Neste local achei escrito o nome da região: Pirituba, e mais particularmente o bairro Jardim São José. Procurei saber da linha de ônibus que me levasse a esse bairro e a encontrei na Praça Ramos de Azevedo. Num domingo, arranjei um bom número de folhetos evangelísticos e a minha Bíblia dentro de uma bolsa a tira-colo, tomei o ônibus e desci no ponto final, confluência das ruas Adele Zarzur e Cel. Carlos Ambrogi. 

Escolhi a casa mais próxima, bati palmas e disse à pessoa que me atendeu: com sua permissão, eu queria lhe falar a respeito da salvação de nossas almas por meio de Jesus Cristo. Foi assim que comecei a evangelização de casa em casa. A partir daí, dominicalmente eu prosseguiria na evangelização do bairro.”

Assim nasceu a Igreja Presbiteriana de Vila Bonilha! A evangelização de casa em casa prosseguiu por todos os finais de semana, vários anos seguidos, sem interrupção nem descanso. Em pouco tempo os frutos foram aparecendo, para alegria do Reverendo Amilcar e a glória do Senhor!

Em meados de 1970, a pequena Congregação já se reunia regularmente aos domingos na Av. Benedito de Andrade. Essa Congregação foi se firmando e cresceu bastante até que em 1984, mais precisamente no dia 7 de abril, fomos organizados eclesiasticamente com o nome de Igreja Presbiteriana de Vila Bonilha.

O Rev. Amilcar Ovídio Borba teve sua história de vida cristã ligada a Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo. Nesta igreja teve sua experiência de conversão a Cristo, exercendo posteriormente o  Diaconato (1966-1972) e o presbiterato  (1972-1981). Foi ordenado pastor pelo Presbitério Unido de São Paulo em 15/03/1981, tornando-se co-pastor da IP Unida ao lado do Rev. Denoel Nicodemus Eller. Em março de 1986 tornou-se pastor titular desta igreja até Dezembro/1990. A partir daí dedicou-se integralmente ao ministério de campanhas evangelística em todo o pais resultando em milhares de decisões por Cristo. Em 2001 recebeu o título de Pastor Emérito da IP Unida e em 2009 recebeu a mesma homenagem da IPVB. Faleceu no dia 22 de Março de 2012.

Conheça a Igreja Presbiteriana

  • A Igreja Presbiteriana é IGREJA CRISTÃ e faz parte da Igreja Universal de Cristo. A Bíblia, muitos de seus hinos, suas doutrinas e seu sistema de governo são ricas heranças de mais de 1.900 anos de experiência cristã

  • A Igreja Presbiteriana é herdeira da grande REFORMA do século 16 ocorrida na Europa e é dessa REFORMA que herdou seu grande amor à liberdade e sua fidelidade à Palavra de Deus.

  • A Igreja Presbiteriana aceita a Bíblia como única regra de fé e de prática dada por Deus.

  • A Igreja Presbiteriana ensina que Jesus Cristo é o único Salvador e que pela fé, qualquer pessoa pode conhecer a Jesus e crer nele como o seu salvador pessoal.

  • A Igreja Presbiteriana anuncia que Jesus Cristo é o cabeça da Igreja e também a pedra sobre a qual a igreja é edificada.

  • A Igreja Presbiteriana aceita e celebra os dois sacramentos instituídos por nosso Senhor Jesus Cristo: O Batismo e a Santa Ceia (Comunhão).

  • A Igreja Presbiteriana coopera, também, com os que em obediência a Palavra de Deus, amam o próximo e procuram dar-lhe assistência, praticando toda boa obra para um mundo melhor.

  • A Igreja Presbiteriana crê e ensina que todos pecaram e carecem da glória de Deus, como afirmou o Apóstolo Paulo. Proclama que a salvação é alcançada tão somente pela Graça de Deus, que por amor tomou a iniciativa de buscar e salvar o homem pecador.

  • A Igreja Presbiteriana anuncia o convite de Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11.28-30

Principais Áreas de Atuação da IPVB

  • Fiel exposição da Palavra de Deus nos cultos dominicais e semanais.

  •  Educação Cristã de qualidade através da Escola Bíblica Dominical. Temos classes para todas as idades e material pedagógico selecionado visando a formação espiritual de seus participantes e o fortalecimento dos laços sociais e familiares

  • Ação Social: grupo subordinado à Junta Diaconal  que atua no auxílio de necessidades aos irmãos da comunidade, e também pessoas de fora da comunidade;

  • Grupo Resgate Vida: trabalho de evangelização desenvolvido por irmãs da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina), através de oficinas de artesanato, todas as terças-feiras no período da tarde;

  • HGT: trabalho de capelania hospitalar desenvolvido no Hospital Geral de Taipas e PS de Pirituba.

  • Sustento de Missionários no Brasil e no Exterior, ligados a Junta de Missões Nacionais e APMT– “Agencia Presbiteriana de Missões Transculturais”

  • Participação no sustento do Programa Verdade e Vida transmitido semanalmente pela Rede TV para todo o Brasil

Principal Marca da IPVB

Desde o princípio a IPVB tem se notabilizado por ser uma comunidade acolhedora, na qual os recém chegados  dizem se sentir muito bem, passando rapidamente a desfrutar de uma profunda comunhão com os demais membros do corpo de Cristo na localidade. 

bottom of page